O Município de Monforte organizou, nos passados dias 20 e 22 de Outubro, em Vaiamonte, uma oficina sobre licores.
Nesta oficina, os alunos, na sua maioria mulheres, tiveram a possibilidade de acompanhar os métodos de preparação (destilação, infusão e maceração), os ingredientes base, os tipos de licor e uma componente prática, onde se iniciaram na arte de produção destes néctares.
Esta iniciativa teve como objectivo recuperar e manter viva a tradição de produção de licores e, ao mesmo tempo, ocupar os tempos livres e promover o convívio.
As receitas de licores experimentadas foram recolhidas junto de alunos da Universidade Sénior da Câmara Municipal de Monforte, com destaque para algumas que são produzidas à base de diversos produtos que a natureza oferece nesta época do ano, como o marmelo e a romã.
No último dia, Gonçalo Lagem, presidente do Município, e Mariana Mota, vereadora da Cultura, acompanhados por Teresa Cunha, dirigente da Unidade Orgânica Flexível que agrega o Serviço Municipal responsável pela organização da iniciativa, deslocaram-se ao Centro Cultural de Vaiamonte, onde decorreu a oficina, para entregar os respectivos certificados de participação e provar alguns dos licores confeccionados.
-
34 dadores de sangue em Nisa marcam início positivo de 2026
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) iniciou o ano com uma br… -
Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Campo Maior celebrou 27.º aniversário
O Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Campo Maior comemorou, no domingo, dia 11 de Jan… -
Presidenciais: António Filipe visita Elvas e alerta para retrocesso científico e ameaça à agricultura nacional
O candidato presidencial António Filipe mostrou-se hoje, dia 12 de Janeiro, muito preocupa…
Carregar mais artigos relacionados
-
34 dadores de sangue em Nisa marcam início positivo de 2026
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) iniciou o ano com uma br… -
Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Campo Maior celebrou 27.º aniversário
O Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Campo Maior comemorou, no domingo, dia 11 de Jan… -
Elvas: Requalificação devolve “nova cara” ao Aqueduto da Amoreira
A segunda fase da empreitada de requalificação do Aqueduto da Amoreira, em Elvas, que repr…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Arco-íris: um fenómeno natural deslumbrante
Na cultura popular é frequentemente usado como um símbolo de esperança, renovação e promes… -
Ciência & tecnologia: A Dança Anual da Terra: Desvendando a Origem do Ano Bissexto
Desvendando a Origem do Ano Bissexto … -
Covid-19: Universidade de Évora com “diversos” novos casos suspende aulas presenciais
Universidade de Évora com "diversos" novos casos suspende aulas presenciais …
Carregar mais artigos em Uncategorized
Veja também
34 dadores de sangue em Nisa marcam início positivo de 2026
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) iniciou o ano com uma br…