Ricardo Porém foi o vencedor do sector selectivo do primeiro dia da 29ª edição da Baja 500 Portalegre, que decorreu na tarde de sexta-feira entre Ponte de Sor e Portalegre, num total de 83,15 quilómetros.
O piloto Ricardo Porém gastou 56m.02s a completar o percurso integrado na 29ª edição da Baja. À chegada a Portalegre, o piloto da Toyota Hilux Overdrive afirmou ter cumprido “uma boa especial”. O segundo mais rápido foi João Ramos que, apesar das dificuldades com a caixa de velocidades, cumpriu o percurso em 56m.55s. Miguel Barbosa, com uma Mitsubishi Racing Lancer, alcançou o terceiro melhor tempo (57m.58s). Em declarações à Rádio Portalegre, o piloto diz ter conseguido “um bom ritmo num percurso rápido e espectacular”.
O Opel Moka de Nuno Matos ficou em 10º lugar. O carro do piloto de Portalegre teve problemas na embraiagem mas ainda assim cumpriu o trajecto em pouco mais de uma hora. O piloto de Portalegre, Nuno Matos, que faz dupla com Filipe Serra, pode sagrar-se campeão nacional absoluto de todo-o-terreno na Baja Portalegre. Nuno Matos e Filipe Serra chegam à última prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno na liderança, com nove pontos de vantagem sobre o vice-líder, Miguel Barbosa, em Mitsubishi Racing Lancer.
Nas contas do título entra ainda Hélder Oliveira. O piloto da Nissan Navara, terceiro classificado, está a 23 pontos de Nuno Matos e a 14 de Miguel Barbosa mas ainda com possibilidade de vencer o campeonato.
Este sábado, segundo e último dia de Baja, os carros vão cumprir dois sectores selectivos, um com 150 quilómetros, que ligará Ponte de Sor a Portalegre, e o outro na distância de 200 quilómetros que começa no Crato e acaba em Ponte de Sor. Entre os dois sectores selectivos os concorrentes fazem uma paragem em Portalegre para reabastecimento e assistência com a duração de 20 minutos.
Já as motos, Quads e UTV-Buggy vão cumprir, hoje, um único sector selectivo, de 350 quilómetros, com arranque no Crato e chegada em Portalegre.
A prova terminará com a habitual cerimónia de entrega de prémios nas instalações do Núcleo Empresarial de Portalegre (NERPOR).