A Turismo do Alentejo/Ribatejo assinala no próximo sábado, dia 24 de Outubro, o arranque no terreno do projecto “Transalentejo – percursos pedestres do Alqueva”, com a festa de apresentação “11 Percursos – 6 Fins-de-semana”, a ter início com o trajecto “Fantástica Serra d’Ossa”, no concelho de Borba.

O referido evento contempla o lançamento de um Guia que – composto por onze percursos pedestres, estruturados na zona de influência do Lago Alqueva e do Rio Guadiana -, está editado em português e inglês, apresenta diferentes trilhos devidamente estudados, mapeados, sinalizados, e possibilita aos caminheiros a oportunidade de descobrir as diversificadas paisagens que formam o vasto e rico património natural e cultural do Alentejo.
No Guia “Transalentejo – percursos pedestres do Alqueva”, homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, os amantes das caminhadas encontram a descrição pormenorizada do trajecto, assim como uma síntese de alguns dos pontos de interesse e um mapa com o traçado do percurso e os pontos e interesse assinalados.
Criado com o objectivo de apoiar a prática organizada de passeios pedestres, o Guia – idealizado pela Turismo do Alentejo / Ribatejo, com a colaboração dos municípios das áreas abrangidas e o apoio técnico da Associação Heranças do Alentejo e da SAL – encontra-se disponível na versão impressa nos postos de turismo e unidades de alojamento da região e alojado no site www.visitalentejo.pt.  
Os onze percursos pedestres vão ser comercializados através de programas turísticos que, promovidos por vários operadores credenciados – como por exemplo a SAL – são desenvolvidos em articulação com as unidades de alojamento do território.
Para assinalar o lançamento do projecto, a Entidade Regional de Turismo – representada pelo seu presidente e técnicos -, assim como representantes das autarquias, da animação turística e das unidades de alojamento vão acompanhar, durante seis fins-de-semana, os caminheiros que vão percorrer os onze trajectos do guia. A iniciativa envolve os concelhos de Borba, Alandroal, Mértola, Serpa, Beja, Portel, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Barrancos, Moura e Redondo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Andrea Oliveira Santos é a 20ª convidada do Podcast “Em 75 LINHAS”

No âmbito das celebrações dos 75 anos do jornal “Linhas de Elvas”, será lançado amanhã, di…