O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, anunciou hoje que Edgar Silva, membro do comité central e deputado na Assembleia Regional da Madeira, é o candidato dos comunistas nas próximas eleições presidenciais.

O PCP convocou uma conferência de imprensa «Sobre as decisões do PCP face às Eleições para a Presidência da República» para a sede do partido em Lisboa.

Edgar Silva nasceu em 1962 no Funchal, onde estudou até ao final do 11º ano. Em 1980-82 frequentou o Seminário de Almada tendo, depois, estado no Seminário dos Olivais (Lisboa) e na Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), onde fez a licenciatura em Teologia e frequentou o curso de mestrado em Teologia Sistemática, concluído em 1987. Foi professor de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, delegação do Funchal, responsável pelo MAC – Movimento de Acção das Crianças, na Madeira e, entre 1987-1994, foi Assistente dos Movimentos da Acção Católica (Movimentos dos Educadores Católicos, Movimentos dos Estudantes Católicos).

Em 1997 comunicou ao Bispo do Funchal a sua desvinculação em relação ao exercício do ministério sacerdotal. É militante do PCP desde 1997.

A candidatura de Edgar Silva surge um dia depois de uma reunião entre socialistas e comunistas, na qual Jerónimo de Sousa se comprometeu a viabilizar um governo liderado pelo PS.

“Após as eleições legislativas, a composição da Assembleia da República permite uma base para outras soluções governativas. Estando o PSD e o CDS em minoria e havendo uma maioria que pode viabilizar outras soluções de Governo, seria incompreensível que se desperdiçasse essa oportunidade (…) Da parte do PCP, reafirmamos que estamos preparados e prontos para assumir todas as responsabilidades, incluindo governativas, necessárias à concretização de uma política que rompa com o rumo que arrastou o País para a actual situação e que corresponda ao projecto da Constituição da República Portuguesa”, pode ler-se no site do PCP.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas: Seis meses de obra para melhorar condições do parque de estacionamento no fosso das muralhas

O parque de estacionamento do Fosso das Muralhas, com entrada pelo túnel na Avenida 14 de …