Badajoz recebe, nos dias 19 e 20 de Novembro, as I Jornadas Transfronteiriças de Hematologia, uma iniciativa que envolve médicos e doentes oncológicos e que é organizada pela Associação Oncológica Extremenha (AOEX) e pela Associação Oncológica do Alentejo (AOAL).
Marcadas para o Colégio Médico de Badajoz, as jornadas dedicam o primeiro dia a temas mais virados para os doentes e o segundo a profissionais.
Entre os oradores, destaque para Manuel Abecassis, director do departamento de hematologia do IPO Lisboa e pioneiro no transplante de medula em Portugal, e para Julio Garcia Suarez, hematologista do Hospital de Alcalá e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Alcalá.
A AOAL projecta envolver nesta iniciativa toda a equipa do serviço de oncologia, doentes e entidades regionais, no âmbito da saúde, pois é o princípio de um ciclo de colaboração com a AOEX. A AOAL e a AOEX pretendem realizar idênticas jornadas transfronteiriças sobre outro tema, no âmbito da oncologia, em 2016, em Évora ou Elvas.