A tradição tauromáquica de Monforte, transmitida de geração em geração, tem no Centro Interpretativo Tauromáquico, recentemente inaugurado, uma estrutura municipal orientada para a dinamização, organização e valorização de atividades relacionadas com a tauromaquia.

A cerimónia de inauguração, realizada no dia 27, contou inclusivamente com a presença do secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.

“É incontornável falar de tauromaquia no nosso País e mesmo no mundo, sem que, a dado momento, não seja referido o nome de Monforte. São vários os motivos, são várias as razões, e iremos perceber isso mesmo, à medida que percorrermos as salas que compõem o CIT”, recorda o presidente da CM Monforte, Gonçalo Lagem.

O autarca recordou ainda os nomes daqueles que, a partir de Monforte, marcaram e marcam o panorama da Tauromaquia nacional e internacional, designadamente o ganadeiro Cláudio Moura, os campinos João Florindo e Manel Farinha, os irmãos João Moura e António Benito Moura, um equitador de excelência e outro ganadero, os maestros João António Moura, e Paulo Caetano, João Moura Caetano, João Moura Júnior e Miguel Moura, o Grupo de Forcados Amadores de Monforte, entre outras figuras da arte tauromáquica.

Em declarações à comunicação social, o secretário de Estado da Administração Local referiu a CIT como um exemplo da ambição que as “autarquias devem ter quanto à promoção dos interesses das populações locais”. “Tive oportunidade de constatar que este projeto é um modelo de uma excelente utilização dos recursos disponíveis, feito à medida das possibilidades e, também, sinal de uma gestão pública regrada e criteriosa. Houve, de facto, uma grande preocupação da parte do Município em não optar por um projeto megalómano. Por outro lado, esta visita a Monforte permitiu-me conhecer um pouco mais acerca do meio tauromáquico e o valor que tem para a comunidade. Foi, afinal, uma imersão nesta atividade… nesta tradição que é parte da cultura portuguesa e, especialmente, de Monforte”, disse.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas: Seis meses de obra para melhorar condições do parque de estacionamento no fosso das muralhas

O parque de estacionamento do Fosso das Muralhas, com entrada pelo túnel na Avenida 14 de …