Pequeno mas espaçoso, com ‘design’ atraente mas sóbrio e, acima de tudo, muito prático: este é o novo modelo base-de-gama da Opel, que chega a Portugal em Julho. O novo Opel KARL é um modelo acessível, com preço de 11.850 euros.

Este ‘mini’ totalmente novo fez a estreia no grande palco do Salão Internacional de Genebra no passado mês deMarço. O KARL é um ‘cinco portas’ apelativo com 3,68 m de comprimento e 1,48 m dealtura, espaço para cinco pessoas e um grande número de tecnologias de segurança e conforto sem paralelo no seu segmento. O mais acessível dos Opel estará tambémdisponível em breve com a mais recente tecnologia de conectividade automóvel. A partir do Outono de 2015 será possível encomendar este modelo com o sistema de informação e entretenimento IntelliLink de nova geração e o sistema de assistência e conectividade Opel OnStar, os quais tornam o KARL no automóvel com os melhores níveis de conectividade e apoio do seu segmento. Sob o capô surge um novo motor 1.0 ‘atmosférico’ a gasolina, de três cilindros, com baixos níveis de consumos e de emissões – 4,5 l/100 km e 104 gramas de CO2 por quilómetro, respectivamente, em ciclo misto. Com o prático modelo base-de-gama KARL, o campeão da personalização ADAM e o polivalente Corsa, a Opel passa a deter aquela que é a gama de automóveis pequenos mais completa de sempre da marca alemã, e a mais recente no mercado.
O KARL foi desenvolvido a pensar na funcionalidade e na versatilidade. Assente numa nova arquitectura com distância entre eixos de 2385 mm de comprimento, e com um peso total de 939 kg, a carroçaria de cinco portas comporta espaço de sobra para acomodar cinco pessoas. O banco do condutor e a coluna da direcção são reguláveis e existem fixações para duas cadeiras de criança ISOFIX nos lugares traseiros. O banco traseiro de 4 costas rebatíveis com divisão assimétrica (60:40) cria um amplo e versátil espaço de carga. Com as costas do banco traseiro rebatidas, o KARL oferece 1013 litros de arrumação até ao tejadilho.
O Opel KARL sobressai igualmente pela qualidade do desempenho dinâmico. A suspensão dianteira possui molas com compensação de carga lateral, casquilhos de revestimento duplo e uma estrutura de ancoragem extremamente rígida que permite melhorar o trabalho da suspensão e reduzir níveis de ruído e vibrações. Focada nas mesmas prioridades, a suspensão traseira é de eixo de torção de secção tubular, com apoios à frente das rodas. Os amortecedores, por seu turno, estão colocados em posição vertical, atrás das rodas. Esta articulação proporciona o melhor controlo de movimentos das rodas.

Novo motor 1.0 ECOTEC de três cilindros
O novo Opel KARL recorre a um motor oriundo da mais recente linha de motorizações da Opel. O 1.0 ECOTEC de 75 cv de potência – um ultramoderno motor 1.0 a gasolina de três cilindros construído em alumínio – faz parte da mesma família do elogiado 1.0 Turbo disponível nos modelos Corsa e ADAM. Destaca-se pela suavidade de funcionamento e pela eficiência. Durante a fase de desenvolvimento, os engenheiros dedicaram especial atenção à atenuação de vibrações, tendo adoptado medidas como a construção de baixa ressonância do bloco do motor, um cárter separado, a integração insonorizada do colector de escape na cabeça de cilindros e uma tampa de válvulas capaz de isolar ruído. Deste modo, o KARL é um automóvel excepcionalmente silencioso e refinado para o seu segmento e respectiva faixa de preço.
Com configuração ecoFlex, que consiste num estabilizador aerodinâmico dianteiro optimizado, num estabilizador aerodinâmico no tejadilho e em pneus de baixa resistência ao rolamento, o KARL consome apenas 4,5 litros de gasolina a cada 100 km e emite 104 g/km de CO2, em ciclo misto. A caixa de cinco velocidades acoplada a este motor é nova, oferecendo um comando especialmente rápido e suave. A sofisticação do binómio motor-caixa destaca claramente a nova proposta da Opel no segmento extremamente competitivo dos ‘minicarros’.

Tecnologias e sistemas evoluídos
Paralelamente, o KARL está equipado com um vasto número de sistemas de segurança e conforto que não é habitual encontrar a este preço. Além de sistemas de série como o ABS, o controlo de tracção TCPlus, o programa electrónico de estabilidade ESPPlus e a
assistência ao arranque nas subidas (“Hill Start Assist”), que impede que o automóvel descaia para trás ou para a frente ao arrancar num plano inclinado, o KARL pode ser ainda equipado com outro sistema de segurança: o de aviso de saída de faixa. Graças a uma câmara dianteira, o sistema alerta o condutor com um sinal sonoro e um ícone amarelo a piscar no painel de instrumentos se o veículo começar a sair involuntariamente da faixa de rodagem. A função de luz de curva integrada nos faróis de nevoeiro garante melhor visibilidade. O equipamento de segurança de série inclui nada menos que seis airbags e um sistema de libertação dos pedais.
O novo Opel KARL é um automóvel inovador também em termos de conforto. Nos dias frios oferece volante aquecido forrado a couro e bancos dianteiros aquecidos. O modo “City” da direcção assistida, accionado através de uma tecla, reduz o esforço nas manobras mais apertadas, à imagem do que já acontece no ADAM e no Corsa. Os sensores traseiros auxiliam no estacionamento, emitindo um aviso acústico de aproximação aos obstáculos nas manobras de marcha-atrás. O programador de velocidade com limitador revela-se extremamente útil em situações de tráfego urbano intenso ou em zonas residenciais com limite de velocidade de 30 km/h. E além de tudo isto, os dias de Verão tornam-se ainda mais aprazíveis com o tecto de abrir com comando eléctrico.

Apoio em emergência e conectividade sem paralelo no segmento
Já a partir do próximo outono será possível encomendar o KARL com um sistema de informação e entretenimento IntelliLink de nova geração e com o serviço de assistência e conectividade Opel OnStar. Com estes dispositivos, o novo modelo base-de-gama da Opel define novos padrões de conectividade no segmento dos ‘mini’.
O Opel OnStar facultará aos assinantes uma vasta série de serviços. Em caso de acidente com activação de airbag o sistema alerta automaticamente o centro de operações Opel OnStar. Em sequência imediata, é estabelecido contacto de voz com os ocupantes do veículo. O assistente OnStar averigua se é necessária assistência. Se não houver resposta, é de imediato enviada uma equipa de emergência para a localização exacta do veículo. Este é apenas um dos diversos serviços e funcionalidades do Opel OnStar. O condutor e os passageiros podem contactar o OnStar durante as 24 horas de cada um dos 365 dias do ano para solicitar assistência em viagem e outros serviços de ligação à distância, na certeza de serem encaminhados para um assistente que fala a sua língua.
Além disso, o Opel OnStar fará do KARL um hotspot wi-fi de Internet 4G/LTE, permitindo ligação até sete dispositivos móveis.
O novo KARL oferece rádio com seis altifalantes, entradas para dispositivos auxiliares e USB, bem como o sistema Bluetooth de ligação telefónica mãos-livres e transmissão de áudio (audio streaming). A partir do outono, o sistema IntelliLink de nova geração permitirá transpor para o automóvel a conectividade global dos telefones inteligentes e o funcionamento de várias aplicações, recorrendo aos Apple CarPlay e Android Auto.
O Apple CarPlay e o Android Auto proporcionam um modo simples de aceder a algumas funções dos telefones inteligentes através do sistema de infoentretenimento IntelliLink do automóvel. Essas funções incluem navegação, mensagens ditadas, acesso a listas de contactos, e várias funções de notícias e de música. Muitas destas funções podem ser controladas com as teclas do volante, o que permite que o condutor mantenha os olhos na estrada.
A página inicial do sistema IntelliLink dá acesso a cinco funções principais: efectuar chamadas telefónicas (Telefone), ouvir música (Áudio), ver fotografias e vídeos (Galeria), alterar definições como, por exemplo, o idioma do sistema (Definições) ou utilizar a integração de aplicações telefónicas.

Linhas vincadas e com personalidade
O design do KARL é tão atraente como sóbrio. A frente exibe uma grelha trapezoidal larga e rebaixada com a barra da marca, em posição de sustentação do logótipo da Opel.
A barra surge mais fina e com “extremidades aladas” que encaminham a atenção para os faróis em forma de “olho de águia”. De lado, o perfil dinamicamente ascendente é reforçado pela ‘lâmina’ moldada nas portas. As duas linhas vincadas ao nível dos puxadores das portas destacam, uma vez mais, a modernidade e o dinamismo do KARL.
Na traseira sobressaem grandes grupos ópticos que ilustram bem a atenção excepcional ao detalhe, pouco comum na concepção de automóveis deste segmento. O KARL está disponível em dez cores diferentes, que vão do roxo ‘Mystic’ ao verde ‘Fresh Lime’.
O KARL tem um habitáculo invulgarmente grande para esta classe de veículos. Oferece espaço e qualidade a um nível que antes era habitual encontrar-se apenas em automóveis de preços superiores. Múltiplas soluções de arrumação, tais como o espaço suplementar por cima do porta-luvas ou as grandes bolsas das portas dianteiras, que permitem colocar uma garrafa normal de um litro, dizem bem da utilização eficiente do espaço interior. O KARL possui vidros traseiros de abertura descendente, outra raridade em automóveis deste segmento.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

GNR fiscaliza regras de prevenção da covid-19 e faz “algumas” identificações na Convenção do Chega

A GNR identificou hoje "algumas" pessoas que participam na II Convenção Nacional do Chega,…