A vila alentejana de Campo Maior vai investir mais de um milhão de euros num museu dedicado às Festas do Povo, que deverá abrir ao público em 2016.
Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, disse que pretendem recriar no espaço museológico “as emoções” das Festas do Povo, que considera “um dos maiores eventos culturais do mundo feito pelas mãos do povo”.
Segundo Ricardo Pinheiro, o Museu, que ficará instalado no antigo Centro Militar de Campo Maior, terá uma forte componente multimédia, com imagens de vídeo que serão recolhidas na edição deste ano das também conhecidas por Festas das Flores, que vão decorrer de 22 a 30 de Agosto.
O autarca adiantou que o município vai candidatar o projeto aos fundos comunitários prevendo investir cerca de 1,2 milhões de euros.
As Festas do Povo são o maior cartão-de-visita de Campo Maior, para Portugal e para o Mundo, e consistem na decoração de dezenas de ruas, com milhares de flores coloridas em papel, criadas pela imaginação e criatividade da população.
Os festejos realizaram-se pela última vez no ano de 2011.
Gabriel Nunes/Carla Aguiã