Entre os dias 29 de Julho e 16 de Agosto os Institutos Politécnicos de Portalegre e Castelo Branco vão receber um grupo de 20 alunos Macaenses, provindo das Escolas Secundárias Luso Chinesas de Macau (finalistas do ensino secundário), com o intuito de contactarem in loco com a língua e cultura portuguesas.

Os dois Institutos prepararam um conjunto de actividades de cariz formativo e cultural, a ter lugar em Castelo Branco, de 28 de Julho a 6 de Agosto e em Portalegre, a partir de 6 de Agosto e até 16 de Agosto, divididas em três blocos principais: formação em Língua e Cultura Portuguesa; visitas locais (em Castelo Branco e em Portalegre) e nacionais a museus, monumentos e locais de interesse histórico e patrimonial; actividades desportivas, musicais e culturais.
A formação em Língua e Cultura Portuguesa acontecerá todas as manhãs, excepto em dias de saída em visita ou no fim-de-semana, totalizando 36 horas. Vão ser da responsabilidade de um professor experiente de Língua Portuguesa para Estrangeiros, que colabora com o Centro de Línguas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Os visitantes terão oportunidade de praticar o Português e familiarizarem-se com alguma da nossa cultura e património.
Os jovens macaenses irão também visitar povoações típicas e tradicionais, outras localidades mais próximas ou mais distantes, locais históricos, museus ou monumentos. Durante o período que passarão em Portalegre, está previsto visitarem Lisboa, Évora, Vila Viçosa, Estremoz, Castelo de Vide, Marvão e Ammaia, Elvas, Campo Maior, Alter do Chão e Crato, além de vários locais de interesse turístico e cultural na cidade de Portalegre.
Relativamente às actividades “mais leves”, irão participar num passeio de barco no Tejo, num outro em charrete em Alter do Chão e passarão alguns dias relaxantes em piscinas locais. Em Portalegre, assistirão, ainda, a uma demonstração de música e dança tradicional, da responsabilidade do grupo Folclórico e Cultural da Boavista.
Uma visita semelhante aconteceu no ano transacto, dessa vez da responsabilidade dos Institutos Politécnicos de Tomar e Setúbal e espera-se que outras se sigam no futuro, de modo a consolidar as relações privilegiadas com instituições ligadas à área de educação de Macau.
O IPP tem estado envolvido na mobilidade de estudantes com o Instituto Politécnico de Macau, ao receber regularmente estudantes deste Instituto e ao enviar para lá estudantes seus, mas esta é a primeira vez que recebe uma delegação de alunos finalistas do ensino secundário daquele território.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Alentejo já é a região mais pobre do país

Portugal registou a taxa de pobreza mais baixa desde 1994, refletindo uma redução signific…