O Centro Interpretativo Tauromáquico, estrutura do Município de Monforte, é inaugurado na próxima segunda-feira, dia 27 de Julho, pelas 19 horas.
Trata-se de um projecto orientado para a dinamização, organização e valorização de actividades relacionadas com a tauromaquia enquanto entidade representativa da cultura local, regional e nacional.
Um dos grandes objectivos do Centro Interpretativo é divulgar a importância da Tauromaquia como uma mais-valia local e promotora de desenvolvimento social, económico, turístico e cultural.
Segundo o município monfortense, “é fundamental que a comunidade seja parte integrante deste projecto e possa também usufruí-lo, na sua vertente lúdica e histórica. O Centro Interpretativo Tauromáquico surge num concelho em que a tauromaquia é uma realidade social e histórica”.
Recorde-se que Monforte possui uma densidade elevada de coudelarias, ganadarias e toureiros, que foram e continuam a ser notáveis embaixadores de Monforte, nomeadamente, João Moura, Paulo Caetano, João Moura Caetano, João Moura Jr., Miguel Moura, João Augusto Moura, Maria Guiomar Moura e Romão Tavares. Não menos importantes os equitadores, maiorais, condutores, moços de espadas, bandarilheiros e forcados.