As curtas-metragens portuguesas, ‘Fuligem’ e ‘Miami’, foram premiadas na 21ª edição do Festival Ibérico de Cinema, celebrado em Badajoz de 15 a 18 de Julho.
‘Fuligem’, obra dirigida por David Doutel e Vasco Sá, obteve os prémios do júri jovem e o de melhor curta-metragem de animação, enquanto ‘Miami’, filme dirigido por Simão Cayatte, obteve o de melhor actriz graças à interpretação da jovem Alba Baptista.
‘Fuligem’ é um filme de catorze minutos ambientado numa velha estação ferroviária, à qual se vai aproximando, desde a distância, um comboio. ‘Miami’, por sua vez, mostra o sonho de uma adolescente por alcançar a fama a qualquer preço. Junto a estes dois filmes, o Festival Ibérico projectou na sua secção oficial outros quatro trabalhos portugueses: ‘Videoclube’, de Ana Almeida, ‘Fortunato-D’aquí até São Torcato’, de João Rodrigues, ‘O canto dos 4 caminhos’, de Nuno Amorim, e ‘Boa noite Cinderela’, de Carlos Conceição.
O Festival Ibérico de Cinema relembrou, este ano, a figura do actor e produtor extremenho Julián Mateos e seleccionou 17 curtas-metragens de Espanha e Portugal na sua secção oficial a concurso. O Festival Ibérico de Cinema é um certame organizado por Tragaluz e conta com a colaboração do Governo da Extremadura, através da Consejería de Educación y Cultura, Filmoteca de Extremadura, Diputación de Badajoz, Consorcio Teatro López de Ayala, Delta Cafés e o CEXECI.