Sabes que ainda há cursos que garantem emprego? E que há uma área de estudos que, para além de emprego, garante boa remuneração? E que o site especializado em oferta/procura de emprego CareerCast classificou os empregos nessa área como os melhores entre todos? Claro que estamos a falar de Matemática! Segundo esse site, ser Matemático é a melhor profissão do mundo! E ser matemático não é ser professor de matemática. Graças à versatilidade que se adquire num curso de Matemática, podes aspirar a uma carreira sólida em variados domínios além do ensino: em bancos, seguradoras, equipas de Análise de Dados ou Análise Estatística, na bolsa, em equipas médicas, em grupos de investigação nas mais variadas áreas, pode ser biologia ou música, afinal em cada equipa faz falta um matemático.

Sabes que a Universidade de Évora te oferece esse curso? E que, além de tudo, te proporciona um ambiente científico descontraído, mas sério e eficaz, onde se sente a proximidade entre alunos e professores e entre ensino e aplicações, pela interação científica no âmbito de projectos virados para a investigação? Pois é assim nos cursos que vão da Licenciatura ao Doutoramento em Matemática, passando pelo grau de Mestre, que temos para te oferecer. Para uma formação de base, temos a Licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão. Temos o Mestrado em Modelação Estatística e Análise de Dados, vocacionado para profissionais de várias áreas que necessitem de ferramentas estatísticas adequadas às suas necessidades: médicos e outros profissionais da saúde, sociólogos, psicólogos, etc. Para uma carreira vocacionada para a investigação matemática, a escolha certa é o Programa de Doutoramento em Matemática: Álgebra, Análise, Lógica, Estatística, são vários os caminhos possíveis dentro de um programa, que o aluno pode escolher, de acordo com as suas preferências.
És jovem, gostas de pensar, não te contentas em decorar quando não compreendes, gostas de poder ir até ao fundo das questões, ter certezas que desafiam os teus sentidos, mas que te estimulam e dão força para enfrentar a dureza da vida estudantil. Talvez o teu espírito seja o de um matemático. E sabes que na Matemática o esforço compensa sempre, dado que o gosto que se obtém na resolução de um problema é proporcional ao esforço que se despende.
Na Universidade de Évora encontrarás um Departamento de Matemática constituído por docentes que se envolvem na docência com espírito de investigadores, oferecendo um nível de produção científica ao nível das melhores instituições.
E então? Porque não Matemática?

Sara Dimas Fernandes
Departamento de Matemática da Universidade de Évora

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Estremoz: Exposição “Histórias do Campo e outros lugares” inaugurada no museu municipal

A exposição intitulada “Histórias do Campo e outros lugares” com trabalhos em escultura, d…