No âmbito da Campanha de Prevenção de Riscos Profissionais em Máquinas e Equipamentos de Trabalho e da colaboração mútua entre instituições, a Inspección de Trabajo y Seguridad Social (ITSS) e a Autoridade para as Condições no Trabalho (ACT) encontram-se a desenvolver acções conjuntas no sector agrícola e florestal, com incidência nas condições de segurança das máquinas e equipamentos.
Nos meses de Maio e Junho já decorreram várias visitas inspectivas em Portalegre, Elvas, Badajoz, Faro e Huelva, envolvendo inspectores da ITSS de Badajoz e Huelva e do Centro Local do Alto Alentejo e da Unidade Local de Faro da ACT.
Até ao momento foram visitadas 12 empresas portuguesas e espanholas, envolvendo 700 trabalhadores, sendo as mesmas notificadas para implementarem várias medidas relativas à segurança de máquinas e equipamentos.
Estão planeadas segundas visitas às empresas para verificação do cumprimento das medidas notificadas e preparadas novas acções para o futuro.
As visitas têm como objectivo a verificação da segurança das máquinas e equipamentos, nomeadamente ao nível da manutenção e das verificações periódicas, da declaração de conformidade CE e da verificação da formação dos trabalhadores para operarem com os equipamentos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Vila Viçosa: Concerto no sábado na Igreja dos Agostinhos

Um concerto vai decorrer no sábado, às 18,30h, na Igreja dos Agostinhos, em Vila Viçosa, r…