O cante alentejano e o fado foram o mote para uma sentida e merecida homenagem a esse grande Alentejano e grande toureiro que foi José Mestre Baptista. Quinta-feira, o Campo Pequeno foi ainda mais Alentejano que o habitual.
Fado e cante património imaterial da humanidade; só falta o toureio.
Especial presença nas cortesias de Luís Miguel da Veiga; a prova de que a rivalidade no toureio é sinónimo de amizade, pois foi ele o seu maior rival nas arenas; e do Francês Luc Jalabert no sentido de homenagear o Mestre.
Uma corrida mista onde coube a Joaquim Bastinhas abrir a noite na parte a cavalo perante um bem apresentado toiro do Eng. Luís Rocha que saiu algo andarilho mas que permitiu ao cavaleiro de Elvas uma lide bem alegre e que chegou forte às bancadas, com lugar para o tradicional par de bandarilhas.
Apeou-se e recebeu de braços abertos fortes aplausos.
Pedro Espinheira executou à primeira tentativa uma grande pega para os forcados do Ribatejo . Cavaleiro e forcado deram volta.
Rui Salvador lidou em primeiro lugar o sobrero pertencente à ganadaria de Falé Filipe que saiu bravo e a pedir contas ao cavaleiro de Tomar; uma lide irregular com o toiro a alcançar a montada em várias ocasiões; ainda assim arriscou e pisou terrenos de compromisso sendo premiado com música no final da lide, e com volta; que deu acompanhado do forcado Nelson Campaniço dos forcados amadores de Monsaraz que pegou o segundo da noite à terceira tentativa.
Juan Batista recebeu por verónicas e chicuelinas o seu primeiro, onde houve lugar a um quite por delantales de Juan del Álamo; brindou a sua lide ao público que acabou por não ser “brindado” com uma grande actuação, nunca encontrou sitio o toureiro francês; faltou temple e ficaram alguns passes soltos por ambos os pitons com o astado a tocar demasiadas vezes a muleta; o toiro de Falé Filipe investia com nervo e algo decomposto; ainda assim, volta para Juan Bautista.
Juan del Álamo recebeu à verónica o seu primeiro,  brindou à esposa de Mestre Baptista e desenhou uma faena toda ela nos médios onde aproveitou as francas investidas do bom toiro de Falé Filipe; foi premiado com volta.
A segunda parte e depois de ter sido descerrada uma placa de homenagem a Mestre Baptista no pátio de quadrilhas iniciou novamente com o toureio de Joaquim Bastinhas ; mais um toiro do Eng. Luís Rocha que saiu com grande impetuosidade oferecendo momentos de grande emoção na forma como o levou toureado na garupa; começou a defender-se logo no início da lide dos curtos, o que impossibilitou o brilho do cavaleiro; cravou a ferragem sem grandes alardes. João Guerreiro dos amadores do Ribatejo pegou o segundo do seu grupo à segunda tentativa; apenas o forcado agradeceu nos médios.
Rui Salvador inspirou-se para terminar com uma grande lide; andou valente o cavaleiro de Tomar lidando um bom e sério toiro do Eng. Luís Rocha; uma lide sempre em crescendo; com destaque para terceiro ferro curto; o público gostou, aplaudiu forte e pediu mais; terminou com ajustada brega, citando em curto e cravando no sitio o ferro com que rubricou uma grande actuação premiada com volta acompanhado do forcado Luís Rodrigues dos forcados de Monsaraz que executou a última pega da noite à primeira tentativa.
Juan Bautista brindou a segunda lide a seu pai Luc Jalabert; uma actuação bem acima da sua primeira onde pudemos assistir a bons momentos de toureio do artista francês; foi premiado com volta.
O último da noite também da ganadaria de Fale Filipe foi lidado por Juan del Álamo; saudou em bandarilhas Joaquim Oliveira depois de cravar dois bons pares; del Álamo brindou a sua actuação ao público Lisboeta no dia da sua apresentação na capital Portuguesa; iniciou a faena por naturais ; boa série de derechazos; dosantina e desplante, para de seguida se colocar de joelhos para mais dois muletazos ; boa faena do toureiro de Salamanca que deu duas voltas.
Meia casa forte para presenciar uma corrida que durou mais de três horas com o público a sair satisfeito.
Herlander Coutinho

{gallery}4_Fotorreportagens/Corrida_Homenagem_Mestre_Baptista/{/gallery}

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

ULS Alto Alentejo adquire antigo Colégio Diocesano de Santo António para criar Campus da Saúde em Portalegre

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo formalizou, na passada segunda-feira, 29 d…