A Biblioteca Municipal de Elvas acolheu, na passada quinta-feira, dia 18, o encontro “Viver o ROMED”, numa iniciativa da Autarquia que contou com a presença da vereadora Vitória Branco, da representante do Alto Comissariado para as Migrações, Berill Baranyai, e do representante do programa ROMED2, Bruno Gonçalves.
Neste encontro de trabalho, em que marcaram presença também vários membros da comunidade cigana residentes em Elvas, o objectivo era apresentar alguns métodos de trabalho para a integração desta comunidade na sociedade.
Vitória Branco afirmou que, no decurso do encontro, se percebeu “que este ainda é um longo percurso a fazer, um caminho sinuoso, mas aquilo que nos move é despertar atenção, começar e fazer com que esse caminho se comece a percorrer”.
Já Bruno Gonçalves explicou que o “ROMED2 é um programa que pretende estimular a participação activa das comunidades ciganas através da mediação e também assegurar que, neste caso a nível local, as entidades públicas possam assegurar toda esta participação activa das comunidades ciganas, sobretudo os municípios e as juntas de freguesias”.
O ROMED é um programa assegurado pelo Conselho da Europa que visa melhorar a comunicação e cooperação entre os ciganos e as instituições públicas, a que Elvas aderiu como parceira.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Liga dos bombeiros lamenta que INEM anuncie meios que já existem nas corporações

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamentou hoje que o INEM tenha anunciado o reforço …