O Cineteatro Mouzinho da Silveira, em Castelo de Vide, recebe no dia 20 de Junho (21:30) a actuacão do Coro Lopes Graça da Academia de Amadores de Música. Fundado em 1945 por Fernando Lopes-Graça, o Coro esteve ligado ao início do Movimento de Unidade Democrática.

Em 1950 foi incorporado na Academia de Amadores de Música e para ele o compositor escreveu um repertório de centenas de harmonizações de canções regionais de tradição rural. Em 1952 adoptou o nome de Coro da Academia de Amadores de Música.

O Coro foi dirigido pelo seu fundador até 1988. Nessa altura José Robert, desde 1974 maestro-adjunto de Fernando Lopes-Graça, foi nomeado por este Maestro titular. Ivo Castro iniciou em 2003 a sua colaboração com a Direcção do Coro, tendo assumido de 2008 até 2013 as funções de Maestro Assistente de José Robert.

Durante os mais de 60 anos da sua existência e as mais de 700 vezes em que se apresentou em público (dados coligidos apenas a partir da época de 1955/56), constituíram o repertório do Coro perto de 240 canções da autoria de Lopes-Graça ou por si harmonizadas, metade das quais foram registadas em catorze discos.

Fernando Lopes-Graça faleceu em 27 de Novembro de 1994 e, por decisão unânime da Assembleia Geral da Academia de Amadores de Música, reunida em 14 de Dezembro do mesmo ano, o coro passou a designar-se “Coro Lopes Graça da Academia de Amadores de Música”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Liga dos bombeiros lamenta que INEM anuncie meios que já existem nas corporações

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamentou hoje que o INEM tenha anunciado o reforço …