Um documentário sobre as Brincas, uma das mais genuínas expressões do património cultural imaterial da região de Évora, tem estreia marcada para o próximo domingo, dia 14, na Casa do Povo dos Canaviais, bairro onde a tradição se mantém viva.

O documentário, de 40 minutos, tem realização de Luís Godinho, jornalista da SIC, e imagem de Rui Fernandes. Acompanha os passos do Grupo de Brincas dos Canaviais, entre sábado e terça-feira de Carnaval. “Trata-se de uma expressão de teatro popular característica da periferia da cidade de Évora cujas raízes, segundo alguns autores, estão no teatro vicentino do século XVI”, explica Luís Maneta, recordando que as Brincas viveram os seus “momentos de maior fulgor, com inúmeros grupos a rivalizarem entre si em atuações frente às vendas (misto da taberna e mercearia) ou nas explorações agrícolas” nas décadas de 40, 50 e 60 do século passado.
Este documentário inclui entrevistas aos elementos do Grupo de Brincas dos Canaviais e o depoimento de especialistas, entre os quais a professora universitária Isabel Bezelga, cuja tese de doutoramento foi sobre esta forma de expressão cultural, e o etnógrafo Rui Arimateia. Das dezenas de grupos que existiam nas “quintinhas” dos arredores de Évora subsistem apenas alguns. No Carnaval deste ano apenas o dos Canaviais saiu à rua. O projeto foi um dos vencedores do Programa Tradições Locais e Regionais lançado pela EDP Produção.
Veja aqui o trailer do documentário

As Brincas… | Pelo Carnaval, grupos de homens e de rapazes – “as mulheres moviam-se noutros palcos sociais” – ensaiavam durante semanas um texto (a que ainda hoje se chama fundamento), passos rituais (quase militarizados) e músicas festivas destinadas à celebração da data, sendo que os ensaios decorriam em sigilo para que o fundamento não fosse antecipadamente conhecido pelos grupos rivais

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Liga dos bombeiros lamenta que INEM anuncie meios que já existem nas corporações

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamentou hoje que o INEM tenha anunciado o reforço …