As previsões são para amanhã, dia 6, e a Direcção-Geral de Saúde já lançou o alerta. Portugal Continental, especialmente o Alentejo, poderá ser influenciado por uma massa de ar com origem no Norte de África, transportando na circulação partículas e poeiras em suspensão.

“Este fenómeno natural poderá afetar a qualidade do ar ambiente, estimando-se que possa contribuir para um aumento das concentrações de partículas em suspensão em todas as regiões do País, com maior intensidade na faixa interior e especialmente no Alentejo Interior”, refere o alerta da DGS.

Em Portugal, durante os meses de primavera e de verão, pode verificar-se com maior frequência, a presença de partículas na atmosfera provenientes das zonas áridas do Norte de África, nomeadamente dos desertos do Sahara e Sahel, sendo a maioria destas partículas de origem natural.

Segundo a DGS, a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes. Em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou procurar uma unidade de saúde.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Atletismo: Barbaris Team vence ‘em casa’ trail por equipas

A participação do Barbaris Team no Trail Elvas Património Mundial saldou-se com uma vitóri…