Grândola é o concelho da Costa Alentejana com mais praias com qualidade de ouro. Aberta Nova, Atlântica, Carvalhal, Comporta, Galé-Fontainhas, Melides, Pego, Tróia – Bico das Lulas, Tróia-Galé e Tróia-Mar, são as dez praias merecedoras de distinção por parte da Quercus.

No início do período balnear, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza faz um balanço e perspetiva da qualidade das águas balneares em Portugal, com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente. Foram analisadas 569 zonas balneares, das quais apenas 314 foram consideradas com qualidade de ouro.

Ainda no Alentejo, a Quercus distinguiu com ‘qualidade ouro’ praias nos concelhos de Santiago do Cacém (Costa de Santo André e Fonte do Cortiço), Sines (Porto Covo, Pessegueiro, Morgavel, São Torpes, Vasco da Gama e Vieirinha) e Odemira (Almograve, Malhão, Furnas, Farol e Zambujeira do Mar).

Mértola com praia fluvial na lista de ouro

Em termos de praias fluviais, a Albufeira da Tapada Grande garantiu a bandeira azul (e qualidade de ouro). A praia fluvial da Tapada Grande da Mina de São Domingos assinala sexta-feira a primeira semana da época balnear, com um conjunto de atividades, destacando-se a cerimónia de hastear da Bandeira Praia Acessível. A este galardão juntar-se-á pelo quarto ano consecutivo a Bandeira Azul, símbolo de qualidade da água da albufeira e das condições infraestruturais.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Moedas de um e dois cêntimos com fim à vista? Comissão Europeia avalia

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública para avaliar o impacto sobre a utilização …