Alter do Chão, Alvito, Grândola e Cartaxo recebem esta semana (amanhã e depois) a apresentação dos Roteiros Enogastronómicos “Da Terra à Mesa”. Dois guias para descobrir Alentejo e Ribatejo “navegando” por cerca de 160 produtores.

Os guias, uma iniciativa da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo, foram editados em três idiomas – português, espanhol e inglês – e apresentam seis grandes roteiros, divididos em 20 percursos, que “sugerem a visita a produtores de produtos endógenos ou de especialidades gastronómicas e vínicas alentejanas e ribatejanas”.

Segundo a ERT Alentejo e Ribatejo, as múltiplas propostas variam assim entre participar na apanha da azeitona, provar azeites, queijos ou enchidos, conhecer o ciclo do arroz, visitar portos de pesca, assistir às lotas, passear no montado, observar cabras e ovelhas em pasto, visitar quintas ancestrais, participar em atividades de cozinha tradicional ou descobrir receitas regionais. Os roteiros dão nota dos eventos enogastronómicos, dos restaurantes certificados e temáticos e dos alojamentos que apostam num conceito inspirado na gastronomia e vinhos.

2 de Junho: 14h00 – Cartaxo – Museu Rural e do Vinho; 16h30 – Alter do Chão – Convento de Alter | 3 de Junho: 10h30 – Alvito – Biblioteca Municipal Luís de Camões; 14h30 – Grândola – Cine Teatro Grandolense

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Lisboa: DRCAlentejo inaugura exposição “Covid@Alentejo, olhares”

“Covid@Alentejo, olhares” é um projeto que resulta do convite dirigido pela DRCAlentejo ao…