Alter do Chão, Alvito, Grândola e Cartaxo recebem esta semana (amanhã e depois) a apresentação dos Roteiros Enogastronómicos “Da Terra à Mesa”. Dois guias para descobrir Alentejo e Ribatejo “navegando” por cerca de 160 produtores.

Os guias, uma iniciativa da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo, foram editados em três idiomas – português, espanhol e inglês – e apresentam seis grandes roteiros, divididos em 20 percursos, que “sugerem a visita a produtores de produtos endógenos ou de especialidades gastronómicas e vínicas alentejanas e ribatejanas”.

Segundo a ERT Alentejo e Ribatejo, as múltiplas propostas variam assim entre participar na apanha da azeitona, provar azeites, queijos ou enchidos, conhecer o ciclo do arroz, visitar portos de pesca, assistir às lotas, passear no montado, observar cabras e ovelhas em pasto, visitar quintas ancestrais, participar em atividades de cozinha tradicional ou descobrir receitas regionais. Os roteiros dão nota dos eventos enogastronómicos, dos restaurantes certificados e temáticos e dos alojamentos que apostam num conceito inspirado na gastronomia e vinhos.

2 de Junho: 14h00 – Cartaxo – Museu Rural e do Vinho; 16h30 – Alter do Chão – Convento de Alter | 3 de Junho: 10h30 – Alvito – Biblioteca Municipal Luís de Camões; 14h30 – Grândola – Cine Teatro Grandolense

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Os Bandidos do Boicote

No passado sábado, dia 07 de março, teve lugar na Rádio e Televisão de Portugal (RTP) a fi…