Disputou-se a penúltima jornada do Campeonato Distrital de Futsal da Associação de Futebol de Portalegre (AFP). Jogo grande no Pavilhão Municipal de Elvas entre as equipas da SIR e do Póvoa e Meadas, principais candidatas à vitória final. Foi mais feliz a formação da Póvoa, que venceu por 2-3 nos derradeiros segundos do final da partida.
Começou muito bem a SIR, que fez uma primeira parte de grande nível, muito organizada defensivamente e no ataque com grande mobilidade ia criando situações de golo. A meio da primeira parte surgiu o golo da SIR por intermédio de João Lombardo numa boa jogada ofensiva. Tento mais do que merecido tal a superioridade evidenciada nesta altura. Até ao intervalo a equipa da casa podia mesmo ter ampliado a vantagem, mas desperdiçou algumas das oportunidades de golo de que dispôs e falhou ainda um livre de 10 metros nos últimos segundos.
Na segunda parte a Póvoa entrou mais forte, a querer mandar no jogo, e teve bons lances de ataque, mas o guarda redes da SIR João Ferreira ia mantendo a sua baliza a zero com boas intervenções. Um pouco contra a corrente a SIR fez o 2-0 num remate de longe de Nuno Vinagre em que o guarda-redes da Póvoa é mal batido. Foi a seguir ao segundo golo que a SIR podia ter resolvido o jogo a seu favor, pois, em contra-ataque, teve duas ou três situações para fazer o 3-0. Nos últimos cinco minutos de jogo a Póvoa arriscou tudo, jogou com guarda-redes avançado e viria a conseguir virar o resultado neste período onde a SIR sentiu algumas dificuldades, pois a Póvoa pressionava no campo todo. O 2-1 surgiu a quatro minutos do fim num lance com alguma sorte e passados dois minutos iria empatar num bom lance ofensivo. Faltava pouco mais de um minuto e a SIR ainda iria ter uma grande ocasião em que Sérgio Castanho remata já dentro da área e o guarda-redes faz uma excelente defesa. A quarenta e cinco segundos do final, e quando dava a sensação que a Póvoa já ficava satisfeita com o empate, surgiu o 2-3 num lance infeliz de um jogador da SIR, que deixou o seu adversário na cara de João Ferreira, que não conseguiu evitar o golo.
Pode dizer-se que foi o jogo do título, em que a SIR perdeu de forma injusta, pois a Póvoa acabou por ter a sorte do seu lado.
Arbitragem com alguns erros que prejudicaram a SIR, nomeadamente no aspecto disciplinar.
Cinco inicial da SIR: João Ferreira, Nuno Vinagre, Alexandre Ribeiro, Sérgio Castanho e Djordy. Jogaram ainda: José Nabeiro, João Lombardo, Miguelito e Filipe Santos.

Carlos Folgado

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

Tânia Morais Rico propõe uma leitura sobre Eça, escrito por Mário Cláudio. Leia “As Batalhas do Caia”

"As Batalhas do Caia", de Mário Cláudio, é um livro muito curioso. O autor, escreve o roma…