O grupo de música tradicional portuguesa, Brigada 14 de Janeiro, de Elvas, prepara-se para se estrear em solo italiano com um concerto agendado para Pontedera, cidade localizada na região da Toscana, Itália. O espectáculo, com entrada livre, vai realizar-se no próximo sábado, dia 7 de Março, pelas 22 horas (locais).

O concerto musical do grupo português é antecedido pela inauguração de uma exposição de pintura de uma artista eslovena. As duas iniciativas decorrem no Centrum Sete Sóis Sete Luas (SSSL) de Pontedera e integram a rede cultural do Festival SSSL, que engloba de diversos países do Mediterrâneo e do Atlântico.

A Brigada 14 de Janeiro vai apresentar ao vivo um reportório assente nos grandes autores da música portuguesa, conjugando temas incontornáveis de compositores como Fausto Bordalo Dias, José Afonso, José Mário Branco ou Sérgio Godinho.

Formado por sete elementos, com idades entre os 23 e os 39 anos, a Brigada 14 de Janeiro apresenta um espectáculo inovador numa fusão entre a guitarra portuguesa e instrumentos de percussão, cordas e sopro, tal como a gaita de foles.

Os sons do Alentejo, agora classificados pela Unesco através do Cante, merecem também destaque nesta incursão por Itália. O grupo foi fundado em 2001 na cidade de Elvas, localidade classificada desde 2012 como Património Mundial da Humanidade.

As digressões da Brigada 14 de Janeiro já passaram por inúmeras localidades de norte a sul de Portugal, incluindo o arquipélago dos Açores, mas também pela região de El Bierzo, no norte de Espanha.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

AHRESP e Deco/Proteste querem adiar taxa das embalagens ‘take-away’

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apela para um adia…